Alunos da rede municipal de educação são premiados em concursos culturais
A atividade incentiva o hábito da leitura, da boa escrita, da interpretação de textos, entre outros
O Grupo Pioneiro junto com o Sesi (Serviço Social da Indústria) instalou no município de Joaquim Távora, a Indústria do Conhecimento. O local que fica próximo à sede da FrangosPioneiro conta com laboratório de computação, com 09 computadores, e um acervo com mais de 2400 livros, tudo isso à disposição da comunidade. Além disso, a iniciativa também oferta, de forma gratuita, cursos de música e artesanato. E desde o ano de 2015 são promovidos concursos na área de Redação, Caligrafia e Leitura em parceria com o Departamento Municipal de Educação de Joaquim Távora. A coordenadora da Indústria do Conhecimento e funcionária do Grupo Pioneiro, Neusa Malinowski, conta como acontece as competições. “No Concurso de Redação, que já está em sua quarta edição, levamos até as escolas as folhas e o tema. Após a entrega dos textos por parte dos alunos, os professores definem os melhores e encaminham para nós. Aqui, uma comissão de colaboradores, escolhe entre todas as cinco premiadas. Participam deste concurso alunos dos 5º anos”. Intitulado ‘Escrever é Arte’ o concurso de Caligrafia chegou em sua terceira edição no ano de 2018. “Com o tema ‘A importância da Caligrafia’ este concurso visa o treinamento da escrita bonita e legível em um cenário onde os computadores e celulares tomaram o espaço do ‘escrever à mão’. Os alunos recebem dois cadernos de caligrafia, um para a prática em casa e o outro para atividades em sala de aula. A seleção dos melhores nesta competição é feita por professores aposentados escolhidos pelo Departamento Municipal de Educação, através da secretária Delzuita Vieira de Souza. Alunos dos 4º anos participam deste concurso” explica Neusa. E por último o concurso ‘A Comunicação Através da Leitura’, que está em sua 2ª edição, envolve não apenas a importância da
leitura na vida do estudante, mas também a boa interpretação de texto, a dicção, a forma como ele irá falar do livro, etc. “O processo de seleção desta disputa também passa por avaliação de uma comissão de colaboradores do Grupo”, diz Neuza. Este concurso conta com a participação de alunos dos 3º anos. Ao final das três competições 15 estudantes são premiados. Em dezembro do ano passado os ganhadores receberam como prêmio um passeio por cidades da região. Assistiram ao filme Moana no Sesc de Jacarezinho, almoçaram em um restaurante da cidade de Santo Antônio da Platina e por último foram em uma sorveteria de Joaquim Távora. Neste passeio cada aluno pode levar um professor como acompanhante. Para Neusa os benefícios desta iniciativa são inúmeros. “Estes projetos visam um incentivo a mais ao aluno, uma vez que sabemos da importância da boa comunicação, dos muitos benefícios da leitura e da escrita à mão. Acredito também que tudo isso é valoroso para uma boa formação profissional”, conclui.
Alunos da rede municipal de educação são premiados em concursos culturais.A atividade incentiva o hábito da leitura, da boa escrita, da interpretação de textos, entre outros Ganhadores do ano de 2018!
Concurso de Redação
Aluna: Jéssica Maria Ferreira Camargo
Escola: Profª Alaíde Simão Rodrigues
Aluno: João Otávio Revelino Sanches
Escola: São Sebastião
Aluna: Karoline Vitória Jorge Develes
Escola: São Sebastião
Aluna: Kimberlly Kaoana da Silva
Escola: Natal Panichi
Aluna: Maria Cecília Takemoto
Escola: Natal Panichi
Concurso de Caligrafi a
Aluno: Caio Cesar Andrini
Escola: São José
Aluno: João Pedro Rocha Moura
Escola: Natal Panichi
Aluna: Letícia de Oliveira
Escola: Janina de Lima Cavalheiro
Aluna: Maria Fernanda Rocha Gabriel
Escola: Natal Panichi
Aluna: Yasmim Leandra Bilik
Escola: São José
Concurso de Leitura
Aluna: Ana Lara Bagatim Strambek
Escola: Profª Alaíde Simão Rodrigues
Aluno: Igor Emanuel Grando
Escola: Profª Janina de Lima Cavalheiro
Aluno: Jair Antonio da Cruz Junior
Escola: Profª Janina de Lima Cavalheiro
Aluno: Kaique Emanuel Leite Revelino
Escola: Natal Panichi
Aluna: Letícia Wehner Lima
Escola: São José